domingo, 19 de julho de 2009

SIMBOLOGIA DO PROJECTO: SOPRO DA VIDA

PROJECTO: SOPRO DA VIDA


Simbologia – Maternidade
Objectivo – Mostrar uma potencial vida com motes criativos.


É com prazer e ambição que dou a conhecer este meu projecto para o corrente ano.
É um projecto onde a simbologia "maternidade" é a raiz principal e a alma na vertente do imaginário.
A ideia concreta teve inicio quando me foi solicitado um projecto com um tema único em que me focasse, em termos artísticos para 2008, projecto este com o intuito de crescimento artístico ao nível técnico e visual e também ganhar um maior aperfeiçoamento como artista.
Este projecto tem a colaboração da Professora de artes plásticas Vera Bettencourt da Escola de Belas artes da Galeria Pedro Serrenho.

O PROJECTO
O Sabor…
Procuro o sabor das cores, mais um rabisco mais uma visão e num saltar é
chegada a hora da celebração, sons que vêm da alma que conseguem romper a barreira do invisível mas também do desejo das curvas do sabor e da loucura.
O Sopro…
As mãos, ainda à pouco estavam paradas, agora tremulam suavemente, o corpo como um sopro se curva e nesse instante se torna tão belo e raro. A voz que de por dentro esteve calada, timidamente ensaia uma canção de acordar, uma luz se envolve e se torna em brilho, esse é o momento da voz que emudece, do corpo que vive, das mãos que transpiram e é hora da melodia, melodia do nascer, da “criação”.
A Vida…
Bom dia diz o Pintor, a flor sorri e atinge cores inimagináveis o objectivo é mostrar uma vida em potencial com estes motes criativos, um sopro de vida fresco e natural, sensual, e atractivo rodear um jeito próprio feminino e tão simples da vida, nos efeitos sociais e culturais.
A mudança da imagem corporal; o desenvolvimento afectivo com o feto; e enfim, o ajuste dos pensamentos, hábitos e atitudes em função da gestação.
O Criativo…
Do Lado imaginário, fantasiar faz com que a nossa vida seja pautada de desejos, de vontades e de avanços, fantasiar e sonhar, leva-nos a patamares de vontades, de alegrias e emoções que depois precisam de ser ajustadas ou reajustadas ou até mesmo ultrapassar fronteiras criando esta visão materna com estes motes criativos a artísticos.
A Contemplação…
Boa Noite diz o Pintor e vem o silêncio, a meditação de um lado espiritual, o descanso da alma, ver com olhos de sentir com esse mesmo silêncio que se faz antes de entoar a canção de embalar a melodia do gosto a melodia do sabor a melodia do sopro da vida a contemplação da pintura.
O Final…
Com este tema foi criado um passo no sentido de dar uma maior influencia técnica tornando aos pilares do projecto a simbologia raiz do lado sonhador, tirando conclusões a quem observe a pintura.
Talvez seja por isso que a expressão em cada olhar de mãe, em cada gesto de doação da mulher se assume o lado carinhoso de uma mulher que assume a maternidade inteiramente, mesmo diante de tudo o que há-de vir, há a presença iluminada de um lado vivo, mas esquecido por todos, homens e mulheres: “O Amor por quem há-de de chegar…”

Um abraço.
Tó Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário